GENELEC 8040B

Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 6.5" single

GENELEC 8040B  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 6.5" single
zoom
GENELEC 8040B  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 6.5" single  - foto 1
GENELEC 8040B  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 6.5" single  - foto 2

A monitoração do áudio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.

Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aparelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.

Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.

Monitores para gravação

Para suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. 

Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.

Monitores para mixagem

Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.

Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.

Posicionamento dos monitores

As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.

As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.

ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE:

Este Monitor de Estúdio Ativo de Duas Vias 8040B de 6,5" da Genelec consiste em um produto que oferece reprodução precisa do material fonte em um formato compacto de alta saída. Seu gabinete de alumínio moldado tem uma forma arredondada que minimiza as distorções causadas pela difração de canto. O tweeter de domo de metal é envolto por um Directivity Controlled Waveguide, que ajuda a criar uma resposta homogênea ao ouvir no eixo e fora do eixo.

O 8040B é feito com tecnologia Intelligent Signal Sensing (ISS) que ativa automaticamente o monitor quando um sinal de áudio é detectado e coloca-o em Modo Standby quando nenhum sinal estiver presente , reduzindo o consumo de energia para menos de 0,5W. O 8040B tem um amplificador de alta frequência de 90W para seu tweeter de 3/4" e um amplificador de baixa frequência de 90W para seu woofer de 6,5". A resposta de graves é expandida por uma porta bass-reflex traseira e um subwoofer Genelec disponível separadamente pode ser usado para monitorar um gama maior de frequências.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

  • Uma base de mesa Iso-Pod inclusa isola o monitor de vibrações e permite que você incline a posição para cima e para baixo.
  • A Iso-Pod pode ser anexada à base ou lateral do monitor, para posicionamento vertical ou horizontal.
  • Bom para monitoração de estúdio de campo prócimo, salas de controle, suítes de edição, aplicações de som surround e sistemas de entretenimento multimídia.
  • Os controles de tom na parte traseira permitem que você otimize o monitor de acordo com seu ambiente.
  • Orifícios rosqueados para suportes 30 da série Omnimount e montagens de alto-falante K&M.
  • Os acessórios de montagem compatíveis como montagens de teto e suportes de parede estão disponíveis separadamente.
  • Filtros de crossover ativos.
  • Circuito de proteção de unidade de driver.Blindagem magnética completa.

ÍTENS INCLUÍDOS:

  • Genelec 8040B - Monitor de Estúdio Ativo de Duas Vias de 6,5"
  • Base de mesa Iso-Pod
  • Cabo de alimentação

 
Entradas1 XLR balanceada
Resposta de Frequência48Hz a 20 kHz (± 2dB) 45Hz a 21kHz (-3dB)
Frequência de Crossover3.0kHz
Amplificador de Baixa Frequência90W
Amplificador de Alta Frequência90W
Máx. SPL105 dB
Driver de Baixa Frequência6,5 (165mm)
Driver de Alta FrequênciaDomo de metal de 0,75 polegada (19mm)
ControlesDisco de ajuste de sensibilidade Seletor de potência Controles de tom: Tilt de agudos (desativado, -2dB, -4dB, +2 dB @ 15 kHz) Tilt de graves (desativado, -2dB, -4 dB, -6 dB @ 100 Hz) Corte de graves (desativado, -2dB, -4 dB, -6 dB @ 45 Hz) Controle desktop (-4 dB @ 160 Hz)
Opções de MontagemDe mesa (com Isso-Pod incluso) Quatro orifícios rosqueados de 0,24 x 0,39(6 x 10mm) para suportes 30 da série Omnimount e montagens de alto-falante K&M.
Material da CaixaAlumínio moldado
Fonte de Alimentação (AC)120V
Faixa de Voltagem±10%
Consumo de EnergiaInativo: 10W Standby: <0,5W Saída total: 110W
Dimensões (A x L x P)Com Iso-Pod: 14,4 x 9,3 x 8,8 (365 x 237 x 223mm) Sem Iso-Pod: 13,8 x 9,3 x 8,8 (350 x 237 x 223mm)
Peso8,6kg
Compartilhe:
Faça seu pedido / orçamento
sob consulta
Genelec
Genelec

Veja também:

ver orçamento