PRESONUS ERIS E8

Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 8" single

PRESONUS ERIS E8  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 8" single
zoom
PRESONUS ERIS E8  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 8" single  - foto 1
PRESONUS ERIS E8  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 8" single  - foto 2

A monitoração do aúdio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.

Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aprelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.

Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.

Monitores para gravaçãoPara suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.

Monitores para mixagem

Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.

Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.

Posicionamento dos monitores

As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.

As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.

Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.

O Monitor de Estúdio Amplificado de Duas Vias de 8" Eris E8 daPreSonus consiste em um produto que fornece uma resposta precisa com graves densos e final dos agudos nítidos. Os transdutores de baixa frequência em Kevlar, os tweeters de domo de seda de baixa massa e a amplificação responsiva de Classe AB se combinam com os controles de ajuste acústico para criar um sistema de monitoramento versátil e adaptável. 

O E8 começa com um gabinete de porta frontal feito de MDF laminado em vinil. Ele possui um woofer de baixa frequência de 8" em Kevlar acionado por um amplificador de 75W Classe AB. Para os agudos, o Eris utiliza um tweeter de domo de seda de 1,25" acionado por um amplificador de 65W Classe AB. O E8 reproduz limpos 105 dB de pico SPL. Ele conta com resposta de frequência de 35Hz a 22kHz. O Eris E8 fornece uma entrada balanceada XLR, uma balanceada TRS de ¼" e uma não balanceada RCA de nível de linha. Uma vez plugado, ajuste o ganho de entrada e você está pronto para operar!

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Controles de Ajuste Acústico

O Eris possui três controles de EQ na sua seção de ajuste acústico: agudos, médios e corte de graves. Esses controles permitem fazer um ajuste fino do monitor no seu ambiente. O controle de graves também é útil ao utilizar o E8 com um subwoofer. O controle de agudos é um filtro shelving que reforça ou recorta todas as frequências acima de 4,5kHz em até 6 dB. O controle de médios é um filtro de pico de frequências médias que aumenta ou diminui o volume de frequências com centro em 1kHz se estendendo por uma oitava acima e abaixo dessa frequência. O controle de corte de graves recorta frequências abaixo de 80 ou 100Hz com uma redução de 12 dB/oitava. Esse controle é especialmente útil se você tem um subwoofer conectado.

Controle de Espaço Acústico

Um seletor de espaço acústico de três posições controla um filtro de graves shelving de segunda ordem que corta frequências sob 800 Hz em 2 ou 4 dB para compensar o efeito de proximidade que provoca um "bass boost" ao posicionar o monitor próximo a paredes ou esquinas.

Circuito de Proteção Completo

A blindagem RF protege contra frequências de rádio que podem ser introduzidas no sinal e tornarem-se audíveis. Os monitores Eris também possuem proteção contra superaquecimento, limitador de saída de corrente e proteção subsônica. Os amplificadores "soft startup" evitam os "pops" nocivos que se escutam nos falantes ao ligá-lo.

ÍTENS INCLUÍDOS:

  • PreSonus Eris E8 - Monitor de Estúdio Amplificado de Duas Vias de 8" (Cada)
  • Cabo de Alimentação

 
Entradas1 XLR balanceada 1 TRS de 1/4 balanceada 1 phono RCA não-balanceada
Resposta de Frequência35Hz a 22kHz
Frequência de Crossover2.2kHz
Amplificador de Baixa Frequência75W
Amplificador de Alta Frequência65W
Máx. SPL105 dB a 1 metro
Driver de Baixa Frequência8 polegadas (10,32cm) em Kevlar
Driver de Alta Frequência1,25 polegada (3,18cm) com domo de seda
Impedância de Entrada10k?
Controle de VolumeCônico tipo A
EqualizaçãoControle HF: -6, 0, +6 dB; continuamente variável Controle MF: -6, 0, +6 dB; continuamente variável Filtro de corte de graves: plano, 80 Hz, 100 Hz; selecionável Controle de espaço acústico: Plano, -2 dB, -4 dB; selecionável
ProteçãoInterferência de RF Limitador de corrente de saída Superaquecimento Transiente liga/desliga Filtro subsônico Fusível principal externo
Material da CaixaMDF laminado com vinil
Requisitos de Alimentação100 a 120V ou 220 a 240V, 50/60 Hz
Dimensões (L x P x A)250 x 299 x 384mm
Peso10kg
Compartilhe:
Faça seu pedido / orçamento
sob consulta
Presonus
Presonus

Veja também:

ver orçamento